terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Sobrancelhas Para Principiantes

Sobrancelhas Para Principiantes

O artigo de ontem foi mesmo “mini”, de modo que hoje merecem um dos artigos que tenho vindo a protelar há meses. Como sempre, estejam à vontade para comentar com dúvidas, sugestões, opiniões etc..
Megan Fox
Megan Fox
As sobrancelhas são uma das feições mais importantes do nosso rosto principalmente porque ajudam a transmitir emoções ajudando à expressão do rosto, e porque, quando bonitas e bem arranjadas, ajudam a dar-nos um ar “polido” e arranjado mesmo antes de colocarmos maquiagem. Falando em maquiagem, uma maquiagem, qual quer maquiagem, sai valorizada se as sobrancelhas se mostrarem cuidadas. As sobrancelhas são como que a moldura dos nossos olhos e toda a gente sabe que uma moldura acertada valoriza sempreaquilo que encerra.
Sobrancelhas típicas da década de 40 do século XX
Sobrancelhas típicas da década de 40 do século XX
Se têm estado atentos ao segmento “História Da Maquiagem” que tenho vindo a escrever aqui no blog, sabem que não raras vezes a forma das sobrancelhas acaba por marcar uma época. Podem, com isso, facilmente perceber que há modas no que diz respeito às sobrancelhas. A moda actual prende-se com deixar as sobrancelhas bastante naturais, cheias e grossas (as “power brows” das quais falei há algum tempo). Sobrancelhas demasiado finas têm tendência a parecer deslocadas do contexto, a parecer datadas e, pior, a vulgarizar e envelhecer o aspecto de uma pessoa. Claro que sobrancelhas cheias porém descuidadas deixam a pessoa com ar pesado e desleixado – seja a pessoa do sexo masculino ou feminino.
Camilla Belle
Camilla Belle
primeiro passo quando se quer arranjar as sobrancelhas é ir a uma especialista. Eu sei que pode ser caro e incómodo, mas ir uma vez e depois manter em casa é o ideal. Se isto não for possível, vamos mesmo ter que arranjar as nossas próprias sobrancelhas em casa. Neste artigo quero cobrir a forma, a cor e como obter a forma ideal.
No que concerne a forma das sobrancelhas, esta é ditada maioritariamente pelo formato do rosto. Como já sabem, o objectivo principal é tornar o rosto mais ovalado.
Jessica Biel - rosto oval
Jessica Biel – rosto oval
Quem já tem o rosto oval deve valorizar isso e manter as sobrancelhas com uma curva natural. Isto é, deve retirar apenas os pelos que parecem fora do sítio, mantendo as sobrancelhas rectas e já se nasceu com esse formato de sobrancelha ou então seguir o arco natural das mesmas, tendo todo o cuidado para manter este arco levemente arredondado.
Lily Cole - face arredondada
Lily Cole – face arredondada
Quem tem o rosto redondo, deve fugir a sete pés das sobrancelhas demasiado finas e arredondadas. Não queremos arredondar as sobrancelhas por motivos óbvios (se o rosto já é redondo, para quê arredondar ainda mais?) e queremos evitar a todo o custo as sobrancelhas finas porque também vão tornar o rosto mais redondo e deixam de desviar o olhar para os vossos olhos fazendo com que as outras pessoas notem mais o quão arredondado é o rosto. O ideal é usar assobrancelhas grossas e pouco arqueadas para alargar o rosto ou arqueadas com um ângulo proeminente para alonga-la (um bom exemplo seria a Fergie).
Sarah Jessica Parker - rosto alongado
Sarah Jessica Parker – rosto alongado
Quem tem o rosto longo vai querer encurtá-lo um pouco. A melhor maneira de fazer isso é manter as sobrancelhas relativamente grossas mas tentar fazer com que estas curvem o menos possível. As sobrancelhas rectas vão encurtar o rosto com muita eficácia.
Demi Moore, rosto anguloso
Demi Moore, rosto anguloso
Quem tem o rosto mais quadrado ou anguloso quer umas sobrancelhas com uma curva, porém arredondada e gentil para fazer com que as feições também elas se tornem mais arredondadas e suaves. Esqueçam as sobrancelhas rectas. Mas esqueçam mesmo: vão endurecer a expressão e não é isso que queremos!
Kim Kardashian - rosto em forma de coração
Kim Kardashian – rosto em forma de coração
Quem tem o rosto em formato de coração tem mais opções. Deve manter as sobrancelhas arqueadas e não rectas, mas pode escolher entre um arco mais arredondado ou mais anguloso. Quem tem este tipo de rosto tem maçãs do rosto altas (que suscitam a inveja de muitos!) e deve aproveitar isso. Na minha opinião, se já tiverem um arco natural nas vossas sobrancelhas devem mantê-lo, seja ele arredondado ou anguloso. De contrário, escolham o que mais gostam.
Para o rosto triangular costuma-se sugerir o mesmo que se sugere a quem tem o rosto quadrado porque as feições são tão proeminentes quanto este último tipo de face.
Emma Watson
Emma Watson
Até aqui, tudo bem. Já têm uma ideia da forma geral das sobrancelhas. Para determinar o ponto mais alto e onde deve começar e terminar a sobrancelha, é costume mostrar a imagem que vêm abaixo. Em poucas palavras, o início da sobrancelha deve ser alinhado com a aba do nariz em linha vertical (linha “a” na imagem), o fim deve ser alinhado com a diagonal que se obtém com uma linha imaginária que une a aba do nariz e o canto externo do olho (linha “b” na imagem). Já o arco deve ter o seu ponto mais alto na direcção da diagonal imaginária que vai da aba do nariz passando pela pupila (a parte preta do olho) quando se olha em frente (linha “c” na imagem). Soa confuso, mas analisem a imagem e vão ver que faz total sentido.
Contudo, atenção: a distância ideal entre os olhos deve ser a mesma da largura do olho. Por exemplo, se do canto interno ao canto externo o vosso olho mede 3,5 cm, então entre os cantos internos de cada olho a medida ideal é também 3,5 cm. A verdade é que a vasta maioria das pessoas não tem a proporção ideal na distância dos olhos. Eu tenho os olhos ligeiramente juntos, mas há quem os tenha mesmo muito próximos. Para criar a ilusão de que isto não acontece, retirem um pouquinho mais do canto interno das sobrancelhas, porém mantendo a forma natural do mesmo. Reparem por um momento nas sobrancelhas da Victoria Beckham e vejam onde é que elas começam: isto acontece exactamente porque os olhos da ex-Spice Girl são bastante juntos. Se, pelo contrário, os vossos olhos são mais afastados do que aquilo que mandam as proporções ideais do rosto humano, mantenham o canto interno das vossas sobrancelhas o mais vertical possível e limpem deixem-na começar um pouco mais para dentro que seria suposto começar. Estas pequenas diferenças não vão ser notadas só por si, mas quando alguém olha para o rosto como um todo, vai haver uma diferença bem vinda.
Ainda falando em tamanho de olhos, se os vossos olhos são pequenos e isso vos desagrada ou se já se começam a ver os sinais de envelhecimento, o melhor a fazer é manter as sobrancelhas sempre bem arranjadas, garantindo que estão bem limpas na parte inferior e penteá-las para cima (fixem com gel para sobrancelhas ou gel comum de cabelo, se acharem necessário). Um face-lifting instantâneo e a ilusão de olhos maiores vão valer a pena o trabalho extra. Se, pelo contrário, os vossos olhos são grandes, tentem manter as sobrancelhas fortes e preenchidas porque, se assim não for, os olhos vão parecer ainda maiores.
Fergie
Fergie
Agora chega a parte dolorosa: tirar o pêlo. É. Vai ser mesmo necessário. Os métodos que mais se usam hoje em dia são a pinça, a cera ou o fio (threading). Eu adoro – mas ADORO mesmo – o fio. Nunca me tinham ouvido empregar esse verbo antes, pois não? Isso deve querer dizer alguma coisa. Porém, usar o fio em si próprio requer prática e mão firme por isso merece um artigo diferente. Vou dar-vos dicas para usarem a pinça, um método mais fácil e acessível, ainda que mais demorado:
Com uma varinha de máscara antiga (e lavada) ou uma pequena escovinha, devem pentear as sobrancelhas para cima e, fazendo uso de uma tesoura pequena, cuidadosamente cortem os pêlos que pareçam longos demais e fora do sítio. Agora devem penteá-las para baixo e repetir o processo. Não cortem demais, e na dúvida, não cortem. Porém, por esta altura, a forma natural das vossas sobrancelhas já deve estar a aparecer. Com um lápis de olhos branco (porque se vê bem), desenhem esta forma e façam pequenas correcções à forma se necessitarem. Lembrem-se que só vão depilar o que estiver fora desta linha e que, na dúvida, não devem depilar. Para um aspecto mais natural, depilem só por baixo da sobrancelha e nunca acima (ou seja, nunca para perto da testa).
Peguem numa pinça que segure bem o pêlo e que seja confortável de segurar. Segurem o pêlo o mais perto da raiz possível e puxem-no, de uma vez, no sentido do seu crescimento. Se doer muito, experimentem colocar uma toalha molhada com água morna para amolecer o pêlo e facilitar a sua saída.
Não usem nenhum tipo de creme perto das sobrancelhas antes de as depilarem: isto vai fazer com que a pinça escorregue e não agarre o pêlo correctamente.
Sempre ouço dizer que as sobrancelhas devem ser irmãs e não gémeas. Quer isto dizer que pequenas diferenças na forma das mesmas são aceitáveis e até naturais. Sobrancelhas simétricas e iguaizinhas, além de nada naturais, tendem a levar a pessoa a depila-las em excesso, procurando obter uma simetria que nunca vai haver porque o rosto de uma pessoa não é exactamente simétrico. As pequenas diferenças são positivas, por isso, nada de stress.
Emma Stone
Emma Stone
Quanto à cor, também há modas. Contudo, o que sempre fica bem e é aceite como clássico (nunca saindo de moda), é que quem tem o cabelo claro deve usar as sobrancelhas um a dois tons mais escuras do que o cabelo e que quem tem o cabelo escuro deve usar as sobrancelhas um a dois tons mais claros do que o mesmo. Eu recomendo que nunca, mas nunca, nunquinha, jamais na vida pintem ou preencham as sobrancelhas de preto – mesmo que o vosso cabelo seja dessa cor. Se o vosso cabelo for preto e precisarem de pintar ou preencher as sobrancelhas escolham um castanho café ou mais escuro. O castanho, mesmo o mais escuro, não vai pesar tanto na expressão e não vos vai fazer parecer mais velhas.
Os homens geralmente não querem ter sobrancelhas efeminadas. Sim, há alguns homens que as têm e se gostam, não há porque não as usar dessa maneira. Porém, se esse look não vos agrada mas ainda assim querem umas sobrancelhas mais elegantes e bem arranjadas, limpem os pêlos entre as duas sobrancelhas (usando uma pinça ou uma banda de cera fria daquelas destinadas ao rosto de mulheres com pele sensível) e aparem-nas como descrevi acima.
Espero que estejam mais informados. Se me esqueci de cobrir algum ponto que seja do vosso interesse, por favor comentem.
Ficam ainda aqui as excelentes dicas da Filomena, que comentou este artigo. São muito boas e agradeço o comentário, visto eu me ter esquecido completamente destes truques. Tomem nota:
- convém ir conferindo o aspecto geral (em vez de estar sempre a olhar só para a sobracelha, chegar-se para trás e ver como está a ficar);
- convém também ir mudando de sobrancelha, em vez de arranjar uma e depois a outra. Assim se evitam situações em que ao perto parece estar a ficar bem, mas no aspecto geral não funcionam tão bem; assim como formas que por vezes funcionam bem numa sobrancelha, mas são difíceis de conseguir na outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário